Consumo de energia no Brasil cresce 4,7% em agosto, afirma ONS

A alta vem sendo influenciada pelo “desempenho da indústria e a recuperação do setor serviços”, segundo o levantamento

Por Da Redação
Ás

Consumo de energia no Brasil cresce 4,7% em agosto, afirma ONS

Foto: Reprodução/G1

O consumo de energia no Brasil cresceu 4,7% em agosto, quando comparado com o mesmo período do ano passado, e chegou a 67.657 megawatts (MW). Os dados do monitoramento do Sistema Interligado Nacional (SIN) foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Segundo o operador, a alta vem sendo influenciada pelo “desempenho da indústria e a recuperação do setor serviços observados nos últimos meses”. A proximidade com o verão e a elevação das temperaturas também são fatores que ajudaram no aumento do consumo.

De acordo com o boletim mais recente do ONS, há cinco meses a elevação no consumo da energia elétrica no país vem crescendo. No acumulado entre abril e agosto, a carga do SIN apresentou um aumento de 5,2% no consumo, em relação ao mesmo período anterior.

Entre as regiões brasileiras, os moradores das regiões Nordeste e do Norte foram os que mais aumentaram seu consumo de energia, com alta de 7,8% em agosto. Já o Sul e o Sudeste/Centro-Oeste do país registraram aumento de 5,9% e 3%, respectivamente.

“O índice continua indicando a retomada da economia após o aumento da mobilidade e o crescimento da vacinação, principalmente no setor de serviços, onde já foi superado o nível de confiança pré-pandemia”, destaca o boletim.

Apesar de fortalecer a economia, a alta na demanda pressiona ainda mais o problema energético do país. O Brasil vive a pior crise dos últimos 91 anos, segundo dados do ONS.

O armazenamento das usinas do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO), responsável por abastecer cerca de 70% da população brasileira, corre o risco de chegar a uma média de 12,6% de sua capacidade total até o fim do mês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário