Contratações temporárias aumentam durante pandemia
Indústria foi setor que mais contratou em agosto, com 65% do total

Foto: Reprodução/ Getty Images
Apesar da alta no desemprego, as contratações temporárias aumentaram em meio à pandemia do novo coronavírus. Em agosto deste ano, 197.680 profissionais começaram a trabalhar nesta modalidade. Esse número superou em 20,7% as expectativas da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), que estimava pelo menos 163.769 novas vagas.
Ao ser comparado com o mesmo período de 2019, o aumento foi de 89,5% frente à 104.312. Entre os setores que mais disponibilizaram vagas nesta modalidade, as indústrias lideram o ranking com 65% de contratações. Seguida de Serviços (28%) e Comércio (7%).
Dentro do setor de indústria, o seguimento que mais contratou foi Alimentos (35%), Farmacêutica (19%), Embalagens (15%), Metalúrgica (11%), Mineração (8%), automobilística (8%) e Agronegócio (4%).
Dos Estados que mais se destacaram por contratar pessoas nesta modalidade para o setor industrial foram: São Paulo; Rio de Janeiro; Paraná; Pará; Rio Grande do Sul; Minas Gerais; Santa Catarina; Bahia; e Maranhão.