Copom decide hoje sobre manutenção da taxa de juros
Expectativa do mercado financeiro é de que taxa seja mantida em 2% ao ano

Foto: Reprodução
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá hoje (28) para decidir sobre a manutenção da taxa básica de juros, a Selic. A expectativa dos analistas do mercado financeiro é de que seja mantida em 2% ao ano (menor percentual da série histórica). A decisão será anunciada por volta das 18h.
Com a alta nos preços dos alimentos no mês de setembro, a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) somou 0,64%, o maior para o mês desde 2003. No início de outubro, esse patamar avançou para 0,94%, maior taxa em 25 anos.
A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).
O economistas acreditam que com a alta da inflação e com os gastos públicos devem levar ao aumento da taxa de juros em 2021. Segundo uma pesquisa do Banco Central, o mercado financeiro prevê manutenção da taxa Selic no atual patamar de 2% ao ano até setembro de 2021.
A partir de outubro de 2021, eles passam a estimar um processo de alta, com um avanço para 2,5% ao ano em outubro de 2021, para, 2,75% em dezembro, para 3% ao ano em janeiro de 2022 e para 3,25% ao ano em março daquele ano.
Para o fim de 2022 e 2023, respectivamente, a previsão do mercado é de que a taxa Selic suba para 4,5% ao ano e 6% ao ano, segundo o BC.