Copom deve manter juro básico em 2% ao ano

Apesar da alta dos alimentos, BC já indicava tendencia de aumento

[Copom deve manter juro básico em 2% ao ano]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) deve se reunir nesta quarta-feira (16) com a tendência de manter a taxa básica de juros da economia brasileira em 2% ao ano, segundo a estimativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro. Se isso ocorrer, será interrompido um ciclo de cortes dos juros que vem desde julho do ano passado. 

A reunião acontece em meio à alta no preço dos alimentos, que acumulou 8,83% em doze meses até agosto. Esse reajuste não tem apenas um alimento como responsável (a maioria está com preços recordes no campo). Porém, dois chamaram a atenção nos últimos dias: o arroz, com valorização de 19,2% no ano, e o óleo de soja, que subiu 18,6% no período.

O próprio Banco Central, entretanto, já vinha indicando que a taxa Selic deve ser mantida estável nesta quarta antes mesmo da recente disparada dos preços dos alimentos. Em agosto, informou que o país já estaria próximo do nível a partir do qual reduções adicionais na taxa de juros poderiam gerar instabilidade nos preços de ativos (alta do dólar, por exemplo). 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Espetáculo “Refazendo  Salomé ” estreia pelo projeto “Mimus Moatra

O projeto ganhou o Prêmio Jorge Portugal das Artes para apresentar três espetáculos da Mimus Companhia de Arte e uma oficina formativa  no Teatro Gamboa on Line, com os atores, diretores e dramaturgo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!