Coronavírus: Brasil tem 7,7 milhões de trabalhadores idosos
Destes, 4,7 milhões de idosos atuam no setor de serviços, como comércio

Foto: Reprodução/ G1
O Brasil soma 7,7 milhões de trabalhadores ocupados com mais de 60 anos, ou seja, estão no grupo de risco para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Porém, destes, 4,7 milhões atuam no setor de serviços, como o comércio, de difícil distanciamento social. Os dados foram compilados pela consultoria IDados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Nos últimos anos, houve um crescimento da presença de idosos no mercado de trabalho, acompanhando o envelhecimento do país - no primeiro trimestre de 2012, eram 5,5 milhões de ocupados. Mas ocorreu uma entrada forçada das pessoas mais velhas desde a última recessão, encerrada em 2016.
Com o aumento do desemprego causado pela última crise econômica, os jovens foram obrigados a anteciparem a entrada no mercado de trabalho e, do outro lado, os idosos também precisaram reingressar, porque segunda a pesquisa, dos trabalhadores ocupados com mais de 60 anos, 5,1 milhões são chefes de família. Mas as vagas também se concentram no setor informal, sendo 4,4 milhões nessa condição.


