Covid-19: Brasil deve registrar dois milhões de infectados na próxima semana, prevê pesquisa
A marca deve ser atingida apenas 25 dias após bater um milhão

Foto: Divulgação | CDC
Apenas 25 dias após ter atingido a marca de um milhão de infectados pela covid-19, o Brasil deve contabilizar dois milhões de casos confirmados da doença a partir da próxima semana, segundo uma estimativa do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). O pedido do levantamento foi feito pela BBC News Brasil.
A previsão é que o número de casos seja atingido entre a próxima terça (14) e quarta (15). Caso seja confirmado, o país irá atingir o segundo milhão cinco vezes mais rápido do que os 114 dias em que foram registrados o primeiro milhão de infectados pela covid-19, no dia 19 de junho.
De acordo com responsável pelo levantamento do LIS, Domingos Alves, o número de infectados pode mudar "drasticamente" e aumentar devido a alguns fatores, como a reabertura das atividades econômicas em alguns estados brasileiros. Em comparação com a situação dos países europeus, Domingos Alves disse que o Brasil ainda não atingiu os três indicadores essenciais para o retorno das atividades e que as decisões foram tomadas pelos estados por "razões eleitoreiras"
"O que balizou essa decisão em vários países europeus foi uma queda substancial do número de casos, óbitos e internações, seguindo o padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses três indicadores têm que cair por três semanas consecutivas para só então um país flexibilizar as regras. E não foi isso que fizemos. Governadores e prefeitos fizeram essa opção por razões eleitoreiras", acrescenta.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na quarta-feira (8), o Brasil registrava 1,7 milhão de casos confirmados e 68 mil mortes pela doença.