Covid-19: Brasil pode vacinar 100% da população apta até maio deste ano
Adesão da população ainda é o principal desafio da campanha

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/ PMS
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que no ritmo atual o Brasil levaria 118 dias para vacinar 100% da população apta contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, com duas doses ou dose única. No momento, 74,9% da população brasileira, que corresponde a 149,9 milhões de pessoas, estão completamente imunizadas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 198,5 milhões de brasileiros aptos. Nesse caso, indivíduos a partir de 5 anos.
Conforme o volume de doses aplicadas por dia, só em 31 de maio toda a população estaria protegida. De acordo com o portal Metrópoles, o cálculo feito para chegar a esse resultado considerou as 410,7 mil doses aplicadas na última segunda-feira (31) e dados disponibilizados pela plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.
Vale ressaltar, no entanto, que a imunização de 100% da população dependerá do volume de vacinas disponíveis e da adesão da população. Até o momento, o governo federal distribuiu mais de 407 milhões de doses de vacina Covid-19. Dessas, foram aplicadas 355 milhões. A campanha de vacinação começou em janeiro de 2021.


