Covid-19: Marcelo Queiroga reforça pedido para se vacinar com 2ª dose e de reforço
Ministro da Saúde fez o apelo durante um evento em Porto Feliz, no interior de São Paulo

Foto: Reprodução/R7
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu na manhã desta segunda-feira (22), que a população tome a segunda dose e a de reforço para combater a Covid. O clamor foi feito durante um evento em Porto Feliz, no interior de São Paulo.
"Aqueles que não tomaram a segunda dose venham tomar. E aqueles que já estão na época de tomar a dose de reforço devem ir às Unidades Básicas de Saúde. Então, vamos fazer isso, que o que acontece na Europa não vai acontecer no Brasil. Pelo menos essa é a nossa esperança", disse Queiroga.
"Hoje a campanha de imunização do Brasil é considerada uma das mais amplas do mundo. Nós não só estamos trabalhando fortemente para avançar com a segunda dose, nós temos doses disponíveis, como estamos ofertando a dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos que já completaram cinco meses após a segunda dose, como foi o meu caso. Tomei a vacina no sábado", contou o ministro.
Durante o evento, Marcelo Queiroga também falou sobre o relaxamento do uso de máscara. "Vários municípios e estados já estão dando essa orientação, sobretudo em locais abertos. Entendemos que essas leis, para impor uso de máscaras, são inócuas. Primeiro que é difícil de fiscalizar, segundo porque às vezes o sujeito passa uma semana com aquela máscara, qual é a utilidade que tem? Outros estão usando a N95, que é a que protege mais. Se procurarmos atuar de maneira harmônica, nós vamos ser mais eficientes no combate à pandemia da Covid-19".
O ministro participou de compromissos que tiveram início às 9h45, com uma visita à Santa Casa de Porto Feliz (SP). Em seguida, às 11h, Queiroga participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do segundo Pronto-Socorro da cidade.
No período da tarde, o ministro vai para Sorocaba (SP), onde fará uma visita ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sorocaba (Apadas). De acordo com a agenda oficial, a previsão é que ele retorne a Brasília (DF) no fim da tarde.