Covid-19: nova variante encontrada na África do Sul coloca OMS e médicos em alerta
Segundo autoridades, a cepa pode gerar uma quarta onda e se espalhar internacionalmente

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Cientistas na África do Sul estão em processo de estudos sobre uma nova variante da covid-19 identificada recentemente no país. Segundo eles, a cepa é motivo de séria preocupação. Ela pode gerar uma quarta onda potencialmente grave e se espalhar internacionalmente.
A nova variante, chamada B.1.1529, contém grande número de mutações e é "claramente muito diferente" de versões anteriores do vírus, afirmou Túlio de Oliveira, professor de bioinformática que coordena instituições de sequenciamento de genes em duas Universidades sul-africanas, em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (25).
"Aqui está uma variante da mutação que causa grande preocupação" disse o ministro da Saúde, Joe Phaahla, durante o mesmo evento de mídia. "Tínhamos esperança de ter um intervalo mais longo entre as ondas, que possivelmente duraria até o final de dezembro ou até mesmo janeiro do próximo ano" completou.
Até o momento, quase 100 casos ligados à variante no país foram verificados por virologistas, disse Anne von Gottberg, microbiologista clínica e chefe de doenças respiratórias do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis. Funcionários da Organização Mundial de Saúde (OMS) se reuniram para debater sobre o vírus, que também foi detectado em Botswana, de acordo com um comunicado separado.