Covid-19: OMS recomenda medicamento molnupiravir para tratar casos menos severos do vírus
A medida está sendo aplicada especialmente em pacientes que correm maiores riscos de serem internados

Foto: UNICEF/Evgenij Maloletka
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que passou a utilizar o medicamento antiviral 'molnupiravir' para realizar tratamento de casos não severos da Covid-19. A medida está sendo aplicada especialmente em pacientes que correm maiores riscos de serem internados.
A agência informou que o 'molnupiravir' deve ser oferecido apenas às pessoas que não foram vacinadas contra a Covid-19, pessoas idosas, pacientes com imunodeficiência ou com doenças crônicas. No caso de crianças, grávidas ou mulheres que estão em processo de amamentação, o fármaco não é recomendado.
De acordo com a organização, esse é o primeiro medicamento aprovado, via oral, que está sendo incluído nas orientações oficiais da agência. A OMS ainda retificou que o medicamento é recente e que não há poucas informações sobre sua segurança.
Em caso de utilização do remédio, a agência recomenda que seja realizado o monitoramento do paciente, para que não haja potenciais riscos. Também foi recomendado pela organização um tratamento com quatro comprimidos, num total de 800 mg, sendo utilizado dias vezes durante o período de cinco dias.
Um boletim divulgado pela Organização Mundial de Saúde informou que, até o dia 2 de março, mais de 437 milhões de casos de Covid-19 foram contados em todo mundo, e quase 6 milhões de mortes formam contabilizadas.


