Covid-19: vacina Novavax recebe primeira autorização para uso emergencial
Imunizante tem mais de 90% de eficácia

Foto: Getty Images
A Novavax informou, nesta segunda-feira (1°), que recebeu autorização da Indonésia para o uso emergencial da vacina contra o novo coronavírus no país.
Em junho, a Novavax divulgou dados da etapa final do ensaio clínico do imunizante e mostrou que ele tem mais de 90% de eficácia geral contra a Covid-19, considerando diversas variantes. Todas as doses serão fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e vendidas sob a marca indiana da empresa, Covovax.
De acordo com informações da agências Reuters, carregamentos do material devem começar a ser enviados em breve. Segundo o governo local, o país deve receber 20 milhões de doses da vacina à base de proteína ainda este ano. Também nesta segunda, a empresa americana afirmou que submeteu a documentação necessária para solicitar o uso do imunizante junto ao governo do Canadá e a Agência Europeia de Medicamentos
O imunizante "demonstrou uma proteção de 100% contra doenças moderadas e graves, e uma eficácia de 90,4% em geral", disse a empresa, em um comunicado. A vacina foi mais de 93% eficaz contra as variantes predominantes que têm sido motivo de preocupação entre cientistas e funcionários de saúde pública.