CPI da Pandemia deverá votar relatório final até de setembro

Até o momento, os senadores não chegaram a um consenso sobre depoimento de Karina Kufa

[CPI da Pandemia deverá votar relatório final até de setembro]

FOTO: Agência Senado

Em reunião virtual no último domingo (12), a cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia definiu que o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) deverá ser apresentado até o próximo dia 23 e votado pelo colegiado no dia 28 ou 29 de setembro. Na ocasião, os senadores não chegaram a um consenso sobre o possível depoimento de Karina Kufa, advogada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Até o momento, a ida dela divide os parlamentares. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por exemplo, defende que ela seja ouvida. Já o presidente, Omar Aziz (PSD-AM), ainda tem dúvidas sobre a vinculação dela com os fatos investigados pelo colegiado.

A oitiva de Kufa estava cotada para ocorrer esta semana, mas acabou sendo substituída pela de Danilo Trento, diretor da Precisa Medicamentos, que será ouvido na próxima  quinta-feira (16). O nome de Karina entrou no radar da CPI após virem à tona mensagens apreendidas no celular do lobista Marconny Farias, que tratou de licitação de testes de Covid-19 no Ministério da Saúde junto com Ricardo Santana, ex-secretário executivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) . Marconny foi apresentado a Santana em um evento na casa de Karina Kufa, que, por sua vez, nega qualquer envolvimento em supostas irregularidades.

A CPI ainda definirá se ouvirá nesta sexta o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior. A comissão recebeu denúncia de que a empresa fez um acordo com o governo federal para testar e disseminar “kit Covid” em “cobaias humanas”.
 


Comentários