CPI reconvoca ex-secretário executivo do Ministério da Saúde
Franco prestou depoimento à CPI em 9 de junho

Foto: Divulgação/Agência Senado
A CPI da Covid aprovou nesta terça-feira (3) o pedido de reconvocação do ex-secretário executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco.
Franco prestou depoimento à CPI em 9 de junho. O ex-secretário executivo e coronel virou o foco da CPI da Covid após ter seu nome citado em supostos esquemas de corrupção na compra de vacinas pelo governo Bolsonaro.
O primeiro, que envolve a compra da vacina indiana contra covid-19 Covaxin, foi taxativamente negado por Franco depois que o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e o servidor do Ministério da Saúde Ricardo Miranda afirmaram que subordinados diretos do ex-secretário pressionaram funcionários para fechar um negócio com indícios de corrupção.
O vazamento de outra denúncia poucos dias depois, envolvendo a compra fraudulenta da vacina da Astrazeneca, voltou a colocar o militar dentro de possíveis casos de corrupção no ministério. Desta vez, o ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Dias, acusado de ter pedido propina por cada dose comprada, atribuiu a Elcio Franco a responsabilidade pela decisão final sobre a compra de todas vacinas que eram oferecidas ao governo.