• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Creatina faz mal a saúde? Conheça os benefícios e quais os cuidados na hora de tomar

Creatina faz mal a saúde? Conheça os benefícios e quais os cuidados na hora de tomar

Bastante popular entre os praticantes de atividades físicas, composto é um dos suplementos mais vendidos no país

Por Da Redação
Ás

Creatina faz mal a saúde? Conheça os benefícios e quais os cuidados na hora de tomar

Foto: Reprodução/Internet

Se você é uma pessoa que se interessa por exercícios físicos e busca uma vida mais saudável, provavelmente já ouviu falar sobre a creatina. O suplemento é bastante consumido por quem faz musculação, com a promessa de melhorar o desempenho nos treinos e, consequentemente, os resultados obtivos através deles. Uma das principais dúvidas de quem pesquisa pelo produto, no entanto, é se, de fato, ele funciona e quais os riscos a substância pode esconder.

Mas antes de respondermos essas duas perguntas, o que é a creatina? Ela nada mais é do que um conjunto de aminoácidos produzidos pelo próprio organismo. É possível obtê-la também através do consumo de carne vermelha, peixe e frango. No entanto, o composto concentrado ganhou muita popularidade entre os praticantes de musculação, tornando-se um dos suplementos mais vendidos no Brasil.

A função da creatina, basicamente, é promover o crescimento muscular quando combinado com o exercício. O armazenamento dessa substância ocorre, principalmente, nas fibras musculares, e uma parte menor vai para o cérebro. Ao longo do dia, o corpo reabastece naturalmente a creatina em seus músculos, mas os suplementos ajudam a "abastecer o tanque".

Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida. Nesse caso, os resultados começam a aparecer em, aproximadamente, uma semana.

Os benefícios

Os benefícios da creatina são variados. Eles vão desde a melhora no desempenho até o aumento da qualidade de vida. A suplementação dessa substância é utilizada como um reforço contra a sarcopenia, ou seja, a perda de massa muscular. Por isso, é uma aliada de idosos e pessoas em recuperação após a internação ou acamadas. Assim, é possível ter mais qualidade de vida e facilidade para realizar as tarefas diárias.

O uso da creatina, se realizado junto com atividades físicas e alimentação balanceada, também ajuda na prevenção de doenças crônicas. Isso acontece porque a substância leva ao ganho de massa magra, o que gera a melhoria da densidade óssea.

Há malefícios?

O consumo da creatina, se feito nas doses recomendadas, não traz prejuízo a saúde. Há quem diga que ele pode afetar os rins, mas, até o momento, não há evidências científicas que sustentem que o uso do suplemento possa causar alguma lesão renal em pacientes saudáveis.

O indicado é procurar um médico ou nutricionista antes de começar a tomar a creatina. O profissional de saúde vai orientar quanto à dose necessária e a frequência de uso de acordo com sua necessidade e objetivo.

Como tomar a creatina?

Para saber como tomar creatina, o ideal é contar com o auxílio profissional. Em média, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica o consumo de 3 gramas por dia. No entanto, é possível alterar essa dosagem conforme a sua necessidade.

Além disso, pouco importa quando você tomar a creatina. Como os efeitos não são imediatos, é preciso fazer um consumo regular, sendo que pouco interfere se será antes ou depois do treino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário