Cresce o número de policiais e militares eleitos prefeitos no Brasil

A quantidade de vereadores eleitos não teve uma alta considerável, de 793 para 807

Por Da Redação
Às

Cresce o número de policiais e militares eleitos prefeitos no Brasil

Foto: Reprodução

Neste ano a quantidade de policiais e militares eleitos aumentou cerca de 39% comparado com as eleições municipais de 2016. Segundo uma pesquisa encomendada pela revista Piauí, 50 policiais ou militares se elegeram prefeito. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 36 policiais se elegeram prefeito há quatro anos, 14 a menos. 

Já a quantidade de vereadores eleitos não teve uma alta considerável, de 793 para 807 (alta de 1,7%). 

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o total de candidatos com esse perfil que disputaram as eleições este ano já havia subido 3%, ao passar de 7.041, em 2016 para 7.258, em 2020.

Segundo o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sergio de Lima, esse aumento pode estar relacionado ao não discurso punitivista que tomou as eleições de 2018. "Os policiais perceberam que para se elegerem este ano deveriam investir mais nas bases policiais do que na ideologia da extrema-direita, e o resultado foi o crescimento no número de prefeitos eleitos".

O MDB foi o partido que mais elegeu policiais para o cargo de vereador: 19,8% dos policiais que se candidataram a vereador pela legenda foram eleitos. Seguido pelo PP (18,5%) e PSD (17%). O Republicanos emplacou 8,5% dos policiais candidatos a vereador, menos do que o PT: 9,7%.

Já o PSL, antigo partido do presidente Jair Bolsonaro, que hoje está sem partido, elegeu 7,5% dos policiais que se candidataram pela legenda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.