Crescimento no consumo de bebidas sem álcool no Brasil reforça tendência global!

Aos detalhes..

Por Michel Telles
Ás

Crescimento no consumo de bebidas sem álcool no Brasil reforça tendência global!

Foto: Augusto Tomasi

O mercado de bebidas zero álcool está em franca expansão no Brasil e no mundo, com crescimento no consumo expressivo nos últimos anos. A produção de cervejas sem álcool subiu de 465 milhões de litros em 2022 para 650 milhões de litros em 2023 de acordo com a Sindicerv, garantindo um crescimento de participação de mercado. Adicionalmente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi aponta que os vinhos e espumantes seguem uma tendência semelhante, com crescimento significativo, conforme monitoramento da própria companhia.

Impulsionados por mudanças no comportamento do consumidor, principalmente os mais jovens, e uma busca por opções premium sem teor alcoólico, essa categoria tem ganhado cada vez mais espaço. Atenta a esse movimento, a Verallia, uma das líderes globais na produção de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, reforça sua parceria com a Cooperativa Vinícola Garibaldi, marca que vem apostando forte no crescimento da categoria.

"Na Verallia, acompanhamos de perto as tendências do mercado para oferecer soluções inovadoras que atendam às novas demandas dos consumidores. O crescimento das bebidas zero álcool reflete uma mudança de comportamento e estamos preparados para apoiar nossos clientes com embalagens de vidro que destacam e valorizam ainda mais esses produtos", afirma Maria Victória Martins, Coordenadora de Marketing e Inteligência de Mercado da Verallia.

Segundo Maiquel Vignatti, Gerente de Marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, a procura por produtos zero álcool cresceu significativamente, acompanhando tendências globais. “Nosso monitoramento mostra que a demanda por cervejas sem álcool praticamente dobrou em volume desde 2022, e o impacto se estende a outras categorias, como espumantes e vinhos. Isso reforça nossa estratégia de inovação, que nos levou a entrar no mercado zero álcool há mais de cinco anos em diferentes linhas e a lançar o primeiro Prosecco e o primeiro Ice Zero Álcool do Brasil”, destaca.

Tendência de crescimento e novas oportunidades

De acordo com Vignatti, a previsão é que o mercado de bebidas zero álcool continue em crescimento sustentado. Estudos apontam que o consumo absoluto de álcool no Brasil deve cair de 7,5 litros anuais per capita para cerca de 6,8 litros até 2029, impulsionado por mudanças nos hábitos dos consumidores, responsabilidade social e nichos específicos. “Os jovens da Geração Z, por exemplo, estão reduzindo significativamente o consumo de bebidas alcoólicas, e buscamos atender essa demanda com opções de bebidas diferenciadas e de alta qualidade”, acrescenta Vignatti.

Com um portfólio consolidado na categoria, a Garibaldi investe continuamente em inovação técnica e desenvolvimento de produtos. O lançamento do espumante 100% Moscato sem álcool em 2022 e, em 2023, do primeiro Prosecco Rosé Zero Álcool, são exemplos desse compromisso. Os produtos passam por carbonatação em autoclaves, garantindo uma melhor incorporação do gás carbônico e um perlage fino e persistente na taça.

Design e embalagens como diferencial competitivo

A identidade visual e o design das embalagens desempenham um papel crucial na estratégia da Garibaldi para os produtos zero álcool. Os espumantes utilizam garrafas transparentes, fornecidas pela Verallia, para realçar a pureza e a vivacidade da bebida. “As garrafas transparentes ajudam a destacar a cor vibrante dos espumantes zero álcool, enquanto as versões tradicionais permanecem em garrafas verdes. Isso auxilia na comunicação clara com o consumidor”, explica Vignatti. Nos pontos de venda, a Garibaldi também aposta em displays exclusivos e ações de degustação para ampliar a experiência do público.

"O vidro é um material que combina beleza, qualidade e sofisticação, elementos essenciais para atender às exigências do consumidor moderno. Trabalhamos para desenvolver embalagens de vidro de qualidade, que enalteçam o produto, e assim contribuindo para a elevação da marca de nossos clientes e promovendo sucesso nas gôndolas ", destaca Maria Victória Martins.

A parceria com a Verallia, consolidada ao longo de anos, é um dos pilares dessa estratégia de inovação. “Escolhemos a Verallia pela segurança e qualidade que suas embalagens proporcionam, garantindo que nossos produtos cheguem intactos aos consumidores em qualquer lugar do mundo”, reforça Vignatti.

Expansão e expectativas para o futuro

Atualmente, as bebidas zero álcool representam 4,8% do faturamento total da Garibaldi, com crescimento de 60% em relação ao ano anterior. No segmento de espumantes, esse share chega a 12%. “Nos últimos dois anos, lançamos três novos produtos zero álcool, fortalecendo nossa imagem no mercado. Nossa previsão é que essa categoria triplique até 2028, impulsionada por inovação, comunicação e experimentação”, finaliza Vignatti.

Com um olhar atento para o futuro, a Garibaldi e a Verallia seguem alinhadas na missão de oferecer produtos de qualidade, que atendam às novas demandas do mercado, proporcionando experiências de consumo diferenciadas e elevadas, tornando-as mais memoráveis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.