Criação de vagas emprego dobra nos EUA em meio à queda de casos de Covid
Foram criados no mês passado 379 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola, após um ganho de 166 mil em janeiro

Foto: Reprodução
A criação de empregos nos Estados Unidos cresceu mais do que o esperado em fevereiro em meio à queda dos novos casos de Covid-19, com maiores taxas de vacinação e dinheiro adicional do governo para alívio da pandemia, deixando a recuperação do mercado de trabalho de volta num caminho mais firme.
De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, foram criados no mês passado 379 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola, após um ganho de 166 mil em janeiro. Em dezembro, a economia fechou vagas pela primeira vez em oito meses.
O relatório de emprego também ofereceu um lembrete de que, à medida que os Estados Unidos entram no segundo ano da pandemia do coronavírus, a recuperação permanece terrivelmente lenta, com milhões de norte-americanos passando por longos períodos sem trabalho ou pelo desemprego permanente.
O mercado de trabalho tem demorado a responder à queda nos casos diários de coronavírus e hospitalizações, que ajudou a impulsionar os gastos do consumidor em janeiro e levou economistas a elevarem drasticamente suas estimativas de crescimento para o Produto Interno Bruto no primeiro trimestre.
Embora milhões de pessoas estejam desempregadas, as empresas estão com dificuldades para encontrar trabalhadores, o que contribui para conter o crescimento do emprego. Os economistas acreditam que o mercado de trabalho norte-americano ganhará força na primavera e no verão no Hemisfério Norte, com as vacinações aumentando diariamente, embora o ritmo de declínio nas infecções por Covid-19 tenha diminuído recentemente.