Criança de 4 anos é a primeira vítima fatal da H3N2 em Feira de Santana
Vitima morreu no ano passado, mas município só confirmou neste ano

Foto: Reprodução
O município de Feira de Santana, a cerca de 100 Km de Salvador, confirmou a primeira morte por H3N2. A vítima foi uma criança de quatro anos, que sofreu um acidente de carro, foi acometida por uma comorbidade neurológica grave e estava internada no Hospital Estadual da Criança (HEC).
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o paciente morreu no dia 29 de dezembro, mas a Vigilância Epidemiológica do município só confirmou a morte na última quarta-feira (5).
Ainda de acordo com a pasta, a criança foi internada no HEC no dia 26 de dezembro, com quadro patológico de tumor cerebral intracraniano e hidrocefalia. Logo após entrada na UTI, a criança apresentou sintomas gripais, foi realizado o RT-PCR, tanto para COVID-19 quanto para H3N2, sendo confirmado H3N2. Outro caso de óbito está sendo investigado em Feira de Santana.
Segundo a Secretaria, Feira de Santana imunizou 186 mil pessoas contra a influenza H1N1. Neste momento, acabou o estoque da vacina contra a gripe em Feira de Santana. Para dar continuidade à vacinação, o município depende de uma nova remessa a ser enviada pelo Governo Federal - ainda sem previsão de chegada.
O gestor da pasta ainda pontua, que a população precisa seguir os protocolos de proteção, como uso da máscara, lavar as mãos com frequência, manter distanciamento e utilizar álcool 70. "Tudo isso é indispensável ainda, mais ainda nesse momento que estamos em busca da vacina para Influenza e não estamos conseguindo", alerta Marcelo Britto, secretário de Saúde.
Surto no HEC
Um surto de H3N2 está confirmado no Hospital Estadual da Criança (HEC). O registro é apontado nos dados do boletim epidemiológico da SESAB (Secretaria da Saúde do Estado a Bahia). De 97 casos da Influenza A H3N2 em Feira de Santana, 60 encontram-se na unidade hospitalar pediátrica do Estado.