Crianças ucranianas expressam desejos em cartas ao papai noel durante conflito
Protetores de ouvido e vitória na Guerra estão entre pedidos

Foto: CNN
Em meio à prolongada guerra na Ucrânia, as crianças do país têm expressado seus desejos especiais para o Natal, indo além dos pedidos comuns de brinquedos e presentes. A recente intensificação dos ataques russos à infraestrutura civil aumentou o sofrimento das crianças, deixando muitas delas sem acesso sustentado a eletricidade, aquecimento e água.
Em meio às adversidades da guerra que assola o país há quase dois anos, a CNN conversou com pais e cuidadores, que compartilharam as cartas de seus filhos ao Papai Noel e suas esperanças neste Natal e no próximo ano.
Apesar das circunstâncias difíceis, a resiliência das crianças ucranianas é evidente nas cartas enviadas ao Papai Noel. Um exemplo é Solomiya, de 11 anos, que expressou o desejo por paz em 2024, tendo perdido seu pai em combate durante os eventos de 2014. Outra carta comovente é a de Kaya, de 6 anos, que anseia por um kit de artesanato, um brinquedo e a presença de seu pai, membro da 47ª Brigada Mecanizada, no Natal.
Anastasia, de 10 anos, compartilhou um pedido de protetores de ouvido "fofos" após escapar da ocupação russa em Kherson. Maks, de 5 anos, pediu "a vitória" no Natal. Artem e Tymofii, irmãos que se mudaram para Munique há 18 meses, expressaram desejos de paz, saúde e uma Ucrânia florescente.
Artem e Tymofii, irmãos que se refugiaram em Munique, Alemanha, também compartilharam suas esperanças em cartas. Em suas breves notas para o Papai Noel, os meninos listaram as coisas mais valiosas para eles: “Paz, saúde e uma Ucrânia florescente” para Artem e “paz, família, Ucrânia, pai, Deus” para Tymofii.