• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Crise econômica dispara projetos em Assembleias Legislativas, que preveem quebra de contratos

Crise econômica dispara projetos em Assembleias Legislativas, que preveem quebra de contratos

Nos serviços essenciais, há 160 projetos sobre proibição de cortes

Por Da Redação
Às

Crise econômica dispara projetos em Assembleias Legislativas, que preveem quebra de contratos

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Um levantamento feito pela empresa Sigalei a pedido do jornal O Estado de São Paulo aponta que a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 provocou uma disparada, em todo o país no número de projetos legislativos que preveem a quebra de contratos. Segundo o levantamento, no Congresso Nacional, nas 15 principais Assembleias Legislativas e na Câmara Municipal de São Paulo já existem 352 propostas que buscam impor, entre outras coisas, redução de juros em empréstimos, descontos em mensalidades escolares e suspensão de pagamentos por serviços essenciais durante a pandemia. 

Os projetos têm como justificativa principal as dificuldades de famílias e empresas em pagar contas durante o período de isolamento social, com consequente redução na renda. Os dados da Sigalei mostram que, apenas na área de serviços essenciais (água, energia, telefonia e internet), há 160 projetos que tratam de proibição de cortes de fornecimento, suspensão de cobranças e estabelecimento de gratuidade em alguns serviços.

Em manifestações públicas, representantes do Banco Central e do Ministério da Economia têm alertado para o risco da quebra de contratos. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, chegou a falar em “colapso” na economia se esse movimento for levado ao extremo.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário