Crise tensionada por brasileiros

Por Da Redação
Às

Crise tensionada por brasileiros

Existe uma eminente tensão no mundo. Forças medidas entre grandes nações para determinar uma supremacia comercial, governos que apertam o cerco contra a imigração e principalmente contra refugiados, além de tentativas de ingerências em território alheio. Pelas bandas do Brasil, na América do Sul, as democracias se seguram como podem, e às vezes não resistem, para controlar as taxas cambiais do dólar e conseguir ser competitivo lá fora, num mercado mais moderno e mais organizado. 

Explorar a crise internacional nunca foi e nunca será a melhor forma de se esquivar de problemas – internos e externos. Hoje, a política econômica do Brasil que se mostra um sólido pilar do governo Bolsonaro, tem o ministro Paulo Guedes inclusive longe dos holofotes e garras midiáticas, o que o possibilita executar seu trabalho com integridade e tranquilidade. 

O país não está imune à tensão mundial de um novo colapso, no entanto, avança em acordos bilaterais enquanto arruma a carra internamente. 

O desconforto é no campo político, onde existem muitos brasileiros, da sociedade civil a autoridades, que insistem em repercutir da pior maneira possível qualquer embate do governo, seja o presidente Jair Bolsonaro ou seus ministros, com figurões internacionais, do presidente da França, Emmanuel Macron, à ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, atual alta comissária da Onu para Direitos Humanos. 

A responsabilidade da governabilidade também é do assistido, isto é, de quem é impactado pelas ações e reações do governo. Não se pode, e sequer deve, tentar fazer com que discursos das autoridades do governo sejam apenas alinhados a uma utópica cordialidade, que não é praticada inclusive por muitos dos seus críticos.

É preciso ponderar, refletir, mas de forma sensata, sem espetacularização do contexto, afinal, são estes mal-estares e destemperos, as famosas tempestades em copo d’água, que podem abalar relações e trazer nuvens negras ao futuro – tudo o que não precisamos neste momento de recuperação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário