Cruzeiros registraram quase 800 casos de Covid em nove dias, afirma Anvisa
Segundo a Casa Civil, o governo vai promover reuniões com municípios, estados e empresas para reavaliarem o retorno das atividades

Foto: Reprodução/G1
Após solicitar que a temporada de cruzeiros no país fosse suspensa, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que aproximadamente 800 casos de Covid-19 foram confirmados a bordo das embarcações atracadas na costa do Brasil em um espaço de apenas nove dias.
Como informou a agência, desde novembro do ano passado, quando a temporada de 2021-2022 dos cruzeiros teve início, 829 pessoas, entre tripulantes e passageiros dos navios, foram diagnosticadas com o novo coronavírus. Desses, apenas 31 foram confirmados entre 1º de novembro e 25 de dezembro. Os 798 restantes foram identificados de 26 de dezembro até esta segunda-feira (3).
Segundo a Anvisa, 502 casos de Covid-19 foram diagnosticados entre tripulantes, representando 60% dos casos positivos a bordo das embarcações.
"Tal mudança repentina e brusca do contexto epidemiológico, provavelmente decorrente do surgimento da variante Ômicron, requer nova avaliação do cenário da pandemia de Covid-19. Os dados referentes ao cenário epidemiológico a bordo das embarcações de navios de cruzeiro reforçam a nota técnica da Anvisa, expedida na última sexta-feira (31/12), que recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória imediata da temporada de navios de cruzeiro no Brasil", disse a Anvisa.
A Casa Civil informou que "o governo federal continuará, nos próximos dias, a promover reuniões com municípios, estados e empresas para, juntos, reavaliarem a possibilidade do retorno das atividades".