Custo Brasil encarece produtos industriais em 25,4%, afirma Fiesp

No estudo, foram considerados os 15 principais parceiros comerciais brasileiros

Por Da Redação
Às

Custo Brasil encarece produtos industriais em 25,4%, afirma Fiesp

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O chamado Custo Brasil encarece os produtos industriais nacionais em 25,4%, revela um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), divulgado nesta quinta (8).

Como mostra o levantamento, a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) como parte de uma reforma tributária poderia reverter esse cenário. Para obter os dados, o estudo comparou a diferença de custos de produção entre uma empresa no Brasil e outra com características similares operando no exterior.

Na análise, foram considerados os 15 principais parceiros comerciais brasileiros: China, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Japão, Itália, França, México, Índia, Espanha, Reino Unido, Suíça, Chile e Canadá.

O grupo representa três quartos da pauta de importados em bens industriais e responde por 72% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Dessa forma, o exame analisa pontos que diferem o Brasil desse conjunto de países.

O item que apresentou o maior impacto na elevação dos preços dos bens industriais brasileiros foi a tributação, com 13%. O país teve carga tributária de 33,4% do PIB, enquanto em outros países foi registrado 26,4%.

Em seguida, aparecem os juros, com peso de 6,1%. Para esse item, as entidades consideraram tanto o peso da Selic (a taxa básica de juros) quanto das taxas em financiamentos de instituições bancárias. De 2008 a 2019, a taxa média real foi de 4,2%, total superior ao 0,2% nos 15 países da amostra.

Também aparecem como itens que contribuem para o Custo Brasil: Matérias-primas e energia (3,7%), logística (1,5%) e carga extra com benefícios sobre a folha de pagamentos (0,8%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.