Dados sobre Covid-19 no Brasil podem sumir nos próximos dias

Ataque hacker deixou sistema fora do ar

Por Da Redação
Às

Dados sobre Covid-19 no Brasil podem sumir nos próximos dias

Foto: Alejandra De Lucca V. / Minsal

Após um ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (10), o Brasil pode ficar sem dados sobre a Covid-19 no país durante alguns dias. O sistema segue fora do ar.  

As informações servem como base para os estados e municípios estabelecerem decisões relacionadas ao quadro epidemiológico no país. Além disso, a requisição de comprovante de vacina para frequentar locais públicos e privados também fica comprometida.

Além da possibilidade de perda dos dados, está o risco de vazamento de dados como CPF, filiação e informações sobre imunizantes, exames e medicamentos, disponíveis no ConecteSUS.

"Se a gente tiver a perda dos dados de notificação de casos e óbitos, a gente vai ter que torcer para que os dados nos estados continuem funcionando bem, senão a gente pode ter até o início de uma nova onda e não ter os dados federais para comparar", afirmou o coordenador da Rede Análise Covid-19, Isaac Schrarstzhaupt.

Já a epidemiologista e integrante do Observatório Covid-19, Alexandra Boing, afirmou que o risco de vazamento de dados é "grave". 

"Isso é extremamente grave durante uma pandemia, tanto pelos dados que precisam ser registrados, informações consultadas, emissão eletrônica de documentos, como pela confiança quanto a proteção de dados. Isso, inclusive impactou no adiamento do comprovante de vacinação de viajantes, que começaria a valer neste sábado e fragilizando ainda mais o enfrentamento da pandemia em um país que não tem implementado medidas de proteção adequadas", concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário