Darlan Romani classifica Brasil para final do Mundial de Atletismo
Caso suba no pódio, será primeira conquista do país na competição

Foto: Wagner do Carmo/CBAt
Atualmente número 2 do mundo no quesito arremesso de peso, Darlan Romani compareceu tranquilo ao Estádio Khalifa, em Doha, no Catar, porém concentrado, com objetivo de conseguir a classificação para a tão sonhada final do Mundial de Atletismo. Com a marca de 21,69 metros, ele avançou para segunda colocação geral. A decisão acontece neste sábado (5), às 14h05.
A conquista da vaga foi uma superação para o brasileiro. Em 2017, na competição em Londres, parou na eliminatória. O lançamento de Darlan só não foi o melhor da fase, pois o neozelandês Tomas Walsh arremessou 21,92m já na primeira rodada. O sérvio Armin Sinancevic ficou em terceiro com 21,51m, sendo a melhor marcada na carreira. Na decisão, cada um terá direito a seis arremessos, três a mais que na eliminatória.
Em caso de conquista da medalha no sábado, será a primeira conquista do Brasil no arremesso de peso em Mundial de Atletismo. Concorrem ao lado do brasileiro, Tomas Walsh e o americano Darrel Hill, que com 22,44m alcançou a melhor marca da carreira, o polonês Konrad Bukowieck teve 22,25m e o tcheco Tomas Stanek, com 22,17m.
O recordista mundial do arremesso de peso ainda pertence ao americano Randy Barnes, que no dia 20 de maio de 1990, arremessou 23,12m em Westwood, nos Estados Unidos.