Decisão para o o plenário da Corte

Confira o nosso editorial desta sexta-feira (29)

[Decisão para o o plenário da Corte]

FOTO: Rerodução

A decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a operação da Polícia Federal contra supostos disseminadores de fake news, recebe uma resposta à altura, alçada pela própria Corte, um dia após o desnecessário e questionável estardalhaço.

Relator de uma parte da ação do partido Rede Sustentabilidade que contesta o inquérito das fake news, aberto no ano passado por iniciativa do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, o decano Edson Fachin acertadamente deixa com o plenário da Corte a decisão sobre a continuidade ou não das investigações do inquérito.

O assunto, que tange questões como liberdade de imprensa, abuso de autoridade, entre outras, é amplo demais, mesmo, mas mazelas de ministros com eventuais intenções que margeiam o inquérito principal. Deve ser decidido pela maioria, num processo democrático como exige a Constituição.

Não há previsão de quando o tribunal vai analisar o tema, mas o movimento de Fachin é claro: optou por não conceder a liminar pedida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para suspender imediatamente a apuração – a Procuradoria-Geral reitera que o inquérito é inconstitucional. Aras tem razão ao afirmar que a investigação em tramitação no STF, sob relatoria de Moraes, vem “exorbitando limites” indicados pela PGR.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!