Olhar de censor, opinião subjetiva

Confira o nosso editorial desta quinta-feira (28)

[Olhar de censor, opinião subjetiva ]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vítima, investigador, acusador e julgador, tudo ao mesmo tempo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se joga em uma cruzada cuja finalidade permeia o obscurantismo e mira afrouxar ou dilacerar garantias individuais e liberdade de expressão. 

A operação da quarta-feira pela manhã em que Moraes determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de supostos suspeitos de financiar grupos de disseminação de fake news e ataques a instituições nas redes sociais (na qual ele é um dos principais alvos), é um claro gesto de retaliação, leia-se, invadir residências com mandado feito por quem é parte no processo.

Um revide mal intencionado e escancaradamente parcial: se mexe com o brio, há de ser investigado; se é mantido num pedestal, pode permanecer à margem de qualquer ação. Tem também algo de ditatorial na atitude de Moraes, enquanto o homem da lei que, primeiro coordena a investigação, para julgá-la na sequência.

O presidente Jair Bolsonaro trouxe à tona, ontem, um vídeo que é bastante esclarecedor neste interesse seletivo de Moraes em, neste momento, atacá-lo veemente. É o trecho de um julgamento no STF em 2018, que analisava o uso de sátiras políticas no período pré-eleição.

Com as palavras, o excelentíssimo ministro: “quem não quer ser satirizado, fica em casa ,não seja candidato, não se ofereça para exercer cargos políticos; uma regra desde que mundo é mundo. Querer evitar isso de uma ilegítima intervenção estatal a liberdade de expressão é absolutamente inconstitucional”. 

Um trecho maior deste julgamento, disponível no Youtube, escancara ainda mais a contradição do ministro, que se posiciona contrário ao que ele mesmo chamou de “mecanismo de censura prévia”, isto é, justamente o que sugere agora, dois anos depois, numa operação de busca e apreensão que atinge políticos, blogueiros e empresários somente por serem alinhados (diferente de aliados) ao presidente. 

A instauração do inquérito contra os investigados de ontem foi completamente abusiva, que ficaram sob o olhar de censor e da opinião subjetiva do ministro. Moraes extrapolou os próprios limites do cargo que exerce.


Próxima Notícia
Caos social

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!