• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Delegado que também e ex-prefeito é alvo de operação que investiga execução de 8 pessoas em abordagem policial na BA; veja o que se sabe

Delegado que também e ex-prefeito é alvo de operação que investiga execução de 8 pessoas em abordagem policial na BA; veja o que se sabe

Vítimas são duas mulheres, três homens e três adolescentes; Crime aconteceu na cidade de Itatim, em 2023

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Delegado que também e ex-prefeito é alvo de operação que investiga execução de 8 pessoas em abordagem policial na BA; veja o que se sabe

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O policial civil, alvo da segunda etapa da Operação Sangue Oculto, é o delegado Gilmar Nogueira. Ele é investigado por envolvimento nas mortes de oito pessoas após uma abordagem policial, em julho de 2023, na cidade de Itatim, no interior da Bahia. A vítima mais nova tinha 13 anos.

Também conhecido como Tingão, Gilmar tem 52 anos e foi prefeito de Itatim por dois mandatos seguidos: de 2013 a 2020. Nas duas eleições que disputou, ele se candidatou pelo Partido Social Democrático (PSD).

• 'Operação Sangue Oculto': 2ª fase cumpre mandados de busca e apreensão contra policial civil na Bahia
• Mortes durante ações policiais em Salvador, Camaçari e Itatim serão investigadas pelo MP da Bahia

Em uma rede social, Gilmar acumula cerca de 14 mil seguidores. Após se tornar alvo da operação, ele publicou um vídeo afirmando que vai provar que “agiu dentro da estrita legalidade”. [Assista o vídeo no final da matéria]

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2012 ele declarou R$ 261.060 em bens. Já em 2016, quando conseguiu a reeleição, declarou R$ 407.489,52.

O delegado foi alvo de busca e apreensão dois anos depois dos crimes, na última sexta-feira (11), em uma operação que ocorre em desdobramento de investigações coordenadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).


Foto: SSP-BA

As oito pessoas foram mortas no dia 30 de julho de 2023, na zona rural de Itatim, por policiais da Rondesp Chapada. À época, a Polícia Militar informou que as mortes ocorreram durante um confronto. Porém, as provas técnicas e periciais colhidas contestaram a versão.

Os nomes das vítimas não foram divulgados. Segundo o MP-BA, tratam-se de duas mulheres e seis homens. Entre eles, três eram adolescentes e a mais nova tinha 13 anos.

Ainda segundo a PM, cinco mortos tinham medidas judiciais de restrição de liberdade, no entanto, os crimes não foram detalhados. A corporação alegou ainda que uma submetralhadora, duas espingardas, uma carabina, três pistolas, dois revólveres e drogas foram apreendidos com as vítimas.

O MP-BA ainda não apontou qual é a relação de Gilmar Nogueira com o caso e informou apenas que ele é investigado por suspeita de envolvimento. O celular e outros dispositivos eletrônicos do suspeito foram apreendidos nas duas casas dele, em Itatim e Itaberaba.

A primeira fase da Operação Sangue Oculto cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e armas, em Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves. A Justiça determinou ainda o afastamento dos agentes que participaram da ação.

Veja o posicionamento de Gilmar:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.