DEM aprova convenção nacional em outubro que vai confirmar fusão com PSL

Segundo ACM Neto, presidente da sigla, ideia é aprovar a fusão e começar o ano de 2022 já com o novo partido constituído

[DEM aprova convenção nacional em outubro que vai confirmar fusão com PSL]

FOTO: Reprodução / G1

Foi aprovado pela Comissão Executiva Nacional do partido DEM na últoma terça-feira (21), a realização de uma convenção nacional do partido, em outubro, para confirmar a fusão da legenda com o PSL.

Dentro do partido, o clima é "favorável" à fusão com a sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu em 2018. Bolsonaro deixou o PSL em 2019, após disputas pelo controle da legenda com o presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE).

"Hoje, à unanimidade, a Comissão Executiva Nacional aprovou a autorização para que seja convocada uma convenção nacional do partido, provavelmente, no dia 5 de outubro, e aí nessa oportunidade os convencionais vão apreciar o tema e confirmar o processo de fusão", afirmou ACM Neto ao G1.

Atualmente, o DEM tem 28 deputados e seis senadores, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O PSL tem 53 deputados e uma senadora.

A ideia de ACM Neto é formar a "maior" legenda do país com a fusão. Contudo, vários congressistas devem deixar o DEM e o PSL após o processo. O nome e o número do novo partido ainda não foram definidos.

"Num primeiro momento, você vai abrir janela para quem não estiver satisfeito poder sair, mas em alguns estados estamos buscando novos quadros que vão poder ingressar. A gente vai conduzir as coisas com calma", disse ACM Neto.

"A ideia é aprovar [a fusão] agora no início do mês de outubro, que aí a gente encaminha isso para o registro no Tribunal Superior Eleitoral. Esses processos levam três meses no TSE. Então a expectativa é que a gente possa virar o ano, começando 2022, já com o novo partido formalizado e constituído", acrescentou o presidente do DEM.

A nova sigla também espera ter papel importante nas eleições do próximo ano, inclusive, com a possibilidade de lançar uma candidatura ao Palácio do Planalto que seja uma alternativa à Lula, do PT, e a Jair Bolsonaro, que está sem partido no momento.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, disse ver clima "favorável" à fusão dentro do DEM. "Considerou-se algo importante para o Democratas e para o PSL, que somam esforços dentro deste ambiente de união que deve ser pregado no Brasil. É a fusão de dois partidos importantes que vão se constituir num novo partido com bons propósitos para o Brasil", declarou Pacheco.

"Hoje foi aprovada a realização de uma convenção em outubro, para a decisão geral acerca da fusão, mas toda a executiva hoje, unânime, no sentido da fusão entre democrata e o PSL", completou o senador, que tem se aproximado do PSD.
 


Comentários