"Demônio do Mar" caminha nas profundezas do Oceano Pacífico, revelam pesquisadores
Animal foi visto nas Ilhas Galápagos durante expedição do Schmidt Ocean Institute

Foto: Reprodução/X
Pesquisadores compartilharam informações fascinantes de um goosefish, uma espécie de tamboril pertencente à família Lophiidae, caminhando no fundo do Oceano Pacífico. Encontrado a 1.225 pés (373 metros) abaixo da superfície, o animal, popularmente conhecido como "demônio do mar," surpreendeu ao ser visto passeando pelo leito marinho, utilizando suas nadadeiras como se fossem pernas. As informações foram divulgadas no dia 9 de outubro, nas Ilhas Galápagos, que fazem parte do território equatoriano.
A expedição foi realizada pelo Schmidt Ocean Institute em colaboração com o Parque Nacional Galápagos e a Fundação Charles Darwin. Não é por acaso que Charles Darwin estudou a rica diversidade de espécies das Galápagos, um laboratório natural que o inspirou a desenvolver a Teoria da Evolução das Espécies durante a primeira metade do século XIX.
O principal objetivo da expedição é mapear os recifes verticais nas Ilhas Galápagos, que estão localizadas aproximadamente a mil quilômetros do continente equatoriano.
Os goosefishes são uma espécie de tamboril encontrada em todos os oceanos do mundo, incluindo o Ártico, o Atlântico, o Índico e o Pacífico. Geralmente, habitam fundos arenosos e lamacentos da plataforma continental e do talude continental.
Em termos de características físicas, os goosefishes possuem uma cabeça notavelmente grande e uma boca repleta de dentes longos, afiados e recurvados. Similar a outros membros da família dos tamboris, o primeiro espinho de sua barbatana dorsal contém uma isca luminosa semelhante a um bulbo, usada para atrair presas e afugentar predadores.