Departamento de Estado dos EUA aprova possível venda de mísseis ao Brasil
No total, compra custará cerca de R$ 379 milhões

Foto: Reprodução/Pixabay
O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou, na última terça-feira (9), uma potencial venda de mísseis do tipo Javelin para o Brasil por 74 milhões de dólares (cerca de R$ 374 milhões). A oferta do país para adquirir os mísseis foi originalmente feita quando o ex-presidente Donald Trump, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), estava na Casa Branca.
A ação estava paralisada há meses por parlamentares de alto escalão, de acordo com uma notificação formal enviada ao Congresso dos Estados Unidos. Segundo a Reuters, o Departamento de Estado deu endosso final ao pacote de 222 mísseis projetados para destruir tanques após o que várias fontes disseram ser um esforço liderado pelos democratas para bloquear a venda devido a preocupações com Bolsonaro.
A Agência de Cooperação e Segurança de Defesa (DSCA, na sigla em inglês), ligada ao Pentágono, disse que informou o Congresso sobre a possível venda dos mísseis de ponta, que ganharam fama por seu uso efetivo pelas forças ucranianas contra blindados russos. Os mísseis são produzidos em conjunto pelas empresas de defesa Raytheon Technologies Corp e Lockheed Martin Corp.