Desafio avançado

Confira o editorial desta quarta-feira (15)

[Desafio avançado]

FOTO: Divulgação/Pixabay

Os investimentos em ciência e inovação, realizados por universidades, instituições de pesquisa e empresas de base tecnológica nas últimas décadas, permitiram que países como o Brasil dessem respostas rápidas aos desafios apresentados pela atual pandemia de covid-19.

Consequentemente, o investimento em inovação será imprescindível no pós-crise. Assim, esforços em pesquisa e inovação para o enfrentamento da doença capacitarão as nações para oferecer respostas não apenas a futuras pandemias, mas também às crises climática e energética ou ataques cibernéticos que ameaçam a sociedade global.

Instituições de todo o país, privadas, federais ou estaduais, deverão olhar para pesquisas e projetos de tecnologia e inovação sempre a longo prazo. A crise pandêmica atual mostra que a resposta imediata nem sempre é a solução.

Um exemplo vem de Campinas, no interior de São Paulo. Por décadas, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) investiu e construiu uma plataforma para o desenvolvimento de medicamentos. Isso permitiu que pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências começasse a testar a ação de drogas já disponíveis no mercado para combater o SARS-CoV-2 ainda no início da pandemia.

A complexidade da covid-19 impõe um novo desafio à ciência, que exige eficiência e tecnicidade em um outro nível jamais imposto àqueles que se dedicam ao ofício. A tendência é que não seja apenas uma questão tecnológica, mas que se conjugue com problemas da sociedade, com políticas públicas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!