Desemprego no Brasil recua 3,9% em julho e é menor taxa para o mês desde 2015
O patamar de desocupados atingiu 8,9% da população apta a trabalhar

Foto: Arquivo/Agência Brasil
A taxa brasileira de desemprego foi de 8,9% em julho, o que significa uma queda de 3,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Este é também o menor patamar atingido para o período desde 2015.
A informação é de um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério da Economia, divulgado na terça-feira (20). Os cálculos foram feitos com base nos dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em um ano, houve a redução de 28,7% da população desocupada, quase 4 milhões a menos de pessoas, passando de 13,6 milhões em julho de 2021 para 9,7 milhões em julho de 2022.
"Esta queda do desemprego reflete o bom desempenho da população ocupada, cujo ritmo de crescimento vem surpreendendo positivamente, de modo que, em julho, o contingente de ocupados na economia brasileira avançou 7,5%, na comparação interanual, abarcando aproximadamente 100,2 milhões de pessoas", diz a Carta de Conjuntura, divulgada pelo Ipea.


