Desfile de escolas de samba é cancelado em cidade de SP; entenda
Motivo do cancelamento se deu por causa da existência de uma ação popular

Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Bragança Paulista
O tradicional desfile das escolas de samba de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, não vai fazer parte da programação do Carnaval 2026 da cidade. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança (LIESB), o motivo do cancelamento se deu por causa da existência de uma ação popular – movida por um cidadão – que ainda não foi julgada.
Enquanto a ação está em andamento, a Justiça impede legalmente a prefeitura de repassar a verba pública à LIESB. A Liga assegurou que a decisão não foi tomada pela própria instituição ou pela gestão municipal, tratando-se apenas de “um impedimento jurídico temporário”.
A entidade explicou que a realização do evento é dificultada pela falta de apoio da iniciativa privada e que, sem a verba pública, seria impossível realizar os desfiles com estrutura, segurança e dignidade.
O plano da Liga de Bragança é trabalhar para conseguir retomar os desfiles no Carnaval de 2027, com respeito às decisões judiciais. Também ressaltou que todas as prestações de contas foram entregues dentro do prazo legal. Em 20225, a LIESB devolveu mais de R$ 40 mil aos cofres públicos.


