“Desgaste natural do cargo”, diz Jean Lima após deixar a presidência da EBC
Nome do sucessor ainda não foi informado

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, pediu demissão nesta segunda-feira (4). A decisão foi comunicada ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, por meio de carta. As informações foram divulgadas pelo G1.
Segundo relatos de funcionários da empresa, ao anunciar a saída internamente, ele indicou que ainda não há definição sobre seu sucessor.
Essa é a segunda mudança no comando da EBC durante o atual governo. Em outubro de 2023, Hélio Doyle deixou o cargo após repercussão negativa sobre publicações que compartilhou nas redes sociais. Jean Lima assumiu a presidência interinamente após a saída de Doyle e foi efetivado em dezembro do mesmo ano, com mandato previsto até outubro de 2024.
Ao g1, Lima atribuiu a saída a um “desgaste natural do cargo”. Filiado ao PT no Distrito Federal, ele chegou à presidência da EBC com o apoio do então ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que deixou a pasta em janeiro deste ano.
Antes da EBC, Lima presidiu a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), indicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
A EBC é responsável por veículos públicos como TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional. Até o momento, a Secretaria de Comunicação Social não informou quem será o próximo presidente da empresa.