Desmatamento e extinções podem gerar outras pandemias

Ratos e morcegos podem carregar patógenos caso fiquem sem seu habitat natural

Por Da Redação
Às

Desmatamento e extinções podem gerar outras pandemias

Foto: Reprodução/ YouTube

Um estudo realizado pela University College London mostrou que com o aumento de desmatamentos, as espécies que vivem nesses locais, principalmente os ratos e morcegos, que podem carregar patógenos capazes de provocar uma nova pandemia, caso fiquem sem seu habitat natural. 

A pesquisa analisou mais de 6,8 mil comunidades ecológicas, nos 6 continentes, para conectar o surto de doenças com a perda da biodiversidade. Os resultados foram publicado na revista Nature. “Estamos alertando isso há décadas”, explica Kate Jones, modeladora ecológica e principal autora do estudo. Segundo ela, com a pandemia de Covid-19, agora seus esforços estão sob holofotes, a fim de mapear riscos e projetar onde doenças podem surgir. A atual pandemia também mostrou a importância da biodiversidade na transmissão de patógenos.

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostraram que o desmatamento em Uganda aumentou a presença de primatas nas plantações, já que enquanto humanos entravam nas florestas em busca de madeira, os animais frequentavam plantações em busca de alimento.

Jones e sua equipe analisaram dados de diferentes lugares, desde florestas nativas a cidades. Eles descobriram que as populações de espécies hospedeiras de patógenos transmissíveis aos humanos aumentava à medida que a paisagem mudava de natural para urbana. Além disso, a biodiversidade também diminuía nessa mesma direção.

O risco de novas pandemias pode fazer com que o processo de desmatamento seja acelerado, por questões econômicos. Além disso, também é preciso compreender como fatores socioeconômicos e culturais podem influenciar na necessidade de criação de novos campos de plantação ou de caça de animais selvagens para consumo humano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.