Dez medidas contra corrupção podem ser votadas nesta quarta (26)

Caso haja acordo na CCJ, projeto será levado no mesmo dia ao Plenário do Senado

Por Juliana Dias
Às

Dez medidas contra corrupção podem ser votadas nesta quarta (26)

Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil

Está na pauta desta quarta-feira (26) da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o projeto conhecido como "Dez Medidas Contra a Corrupção” (PLC 27/17). Apresentado em 2016 como um projeto de iniciativa popular encabeçado pelo Ministério Publico Federal, ele visa criminalizar o enriquecimento ilícito e o caixa dois, aumentar penas por crimes de corrupção e usar mecanismos de rastreamento de dinheiro desviado para possibilitar a devolução. Caso haja acordo, o PLC pode ser levado no mesmo dia ao Plenário do Senado.

O projeto, lançado em meio à efervescência da Operação Lava Jato, foi relatado na Câmara dos Deputados pelo agora ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni e está agora nas mãos do senador Rodrigo Pacheco. Entre os pontos polêmicos, está a inclusão dentro da Câmara da previsão de responsabilizar juízes e membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade para evitar atuação político-partidária. Pelo projeto, magistrados poderão responder por crime de responsabilidade caso expressem por meios de comunicação opinião sobre processo em julgamento.

O texto voltou a discussão depois das reportagens do site The Intercept Brasil que trazem supostas conversas entre o então juiz e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e procuradores da Lava Jato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.