Dia das Crianças: brinquedos estão 20% mais caros, diz levantamento da XP

Videogame e computador estão mais em conta frente ao ano passado

Por Da Redação
Às

Dia das Crianças: brinquedos estão 20% mais caros, diz levantamento da XP

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A inflação dos materiais e serviços mais consumidos no Dia das Crianças apresentou uma alta de 13,7%, em média, nos últimos 12 meses, revelou um levantamento feito pela XP. No ano passado a variação média tinha sido de 10,2%.

Aqueles que optarem por viajar este ano podem verificar preços bem altos. Já que o Dia das Crianças coincide com o feriado católico, diversas famílias preferem passear fora de suas cidades.

Como mostra a pesquisa, para a realização dessas atividades, será necessário gastar mais já que nos últimos 12 meses o preço das passagens aéreas subiu 74,9%. Quanto a hospedagem e pacotes turísticos, as altas acumulam alta de 22% e 23%, respectivamente.

Para os indivíduos que desejam economizar, a opção é viajar de carro, em razão dos preços dos combustíveis que caíram recentemente com corte de impostos e preços da Petrobras. No último ano, a queda é de 7%, após subir 41% no mesmo período do ano passado.  

Se o planejamento for levar as crianças para comer fora, seja em um restaurante para almoçar ou para comer apenas a sobremesa — um sorvete, por exemplo —, os adultos terão que desembolsar cerca de 8,4% a 16,8%, mais que no feriado do ano passado.

“Além dos custos terem subido no período, especialmente alimentos, a reabertura da economia depois da pandemia permitiu que os estabelecimentos reajustassem seus preços à luz desses custos mais elevados.”, explica Tatiana Nogueira, economista da XP responsável pela pesquisa.  

Em análise dos presentes, a cesta dos sete produtos mais tradicionais, entre brinquedos e vestuário, apresentou uma alta média de 9%. O preço dos brinquedos subiu 20%. Já videogame e computador pessoal foram os únicos com declínio nos preços no período.

"Depois de forte problema nas cadeias de produção de diversos componentes que envolviam tecnologia durante a pandemia, a normalização tem permitido a queda recente no preço desses itens.", conclui Tatiana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.