Dia das Crianças: Fecomércio-BA projeta queda nas vendas
Cinco setores analisados foram: vestuário, eletroeletrônicos, supermercados, farmácias e “outras atividades”

Foto: Reprodução
Com outubro já na porta, o comércio se prepara para mais um Dia das Crianças (12). Embora não seja possível uma análise dos números específicos do evento, a Fecomércio-BA projetou as vendas para o mês de outubro dos setores varejistas mais sensíveis a data para captar a tendência do período.
Os cinco setores analisados foram: vestuário, eletroeletrônicos, supermercados, farmácias e “outras atividades”, que contempla as lojas de brinquedos e artigos esportivos, e outras categorias.
Segundo o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, no próximo mês, as vendas desses segmentos devem cair, em média, 4,7% na comparação com igual período do ano passado. Porém, o resultado deve ser assimétrico, com três setores no positivo e dois no negativo.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), específico da RMS, o subgrupo roupa infantil registrou queda média nos preços de 4,95% nos últimos 12 meses. Já o grupo Outras Atividades deve registrar aumento no mês de outubro de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Para Dietze, o segmento de Farmácias e Perfumarias tende a crescer 1,8% no contraponto anual.


