• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Dia do Idoso alerta para manutenção dos cuidados após vacinação contra a Covid-19

Dia do Idoso alerta para manutenção dos cuidados após vacinação contra a Covid-19

Alimentação e exercícios físicos ajudam a manter imunidade; data é celebrada dia 1º de outubro

Por Ane Catarine Lima
Às

Dia do Idoso alerta para manutenção dos cuidados após vacinação contra a Covid-19

Foto: Getty Images

Para celebrar o Dia Nacional do Idoso, em 1° de Outubro, com muita proteção, conforme o propósito da Organização das Nações Unidas (ONU) na instituição desta data, especialistas afirmam que, apesar do avanço da vacinação contra o novo coronavírus, ainda não é o momento de descumprir as medidas de proteção para evitar o contágio da Covid-19. Os idosos continuam preocupando as autoridades de saúde porque a baixa imunidade faz dessas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus e a complicações decorrentes dele, como síndromes respiratórias agudas graves. 

Dessa forma, é de extrema importância manter os cuidados após a vacinação e buscar meios de fortalecer o sistema imunológico. A engenheira de alimentos Erika de Almeida Rodrigues disse ao Farol da Bahia que, neste momento, os idosos devem manter uma dieta leve, com muitas opções de frutas e verduras, além de manter a hidratação do corpo. Segundo ela, é importante que as pessoas que já chegaram na terceira idade mantenham uma rotina com atividades de menor impacto até que o corpo se adapte à vacina.

A especialista afirma ainda que para manter a imunidade em dia os idosos precisam se adequar a “uma alimentação equilibrada e variada para que o corpo receba vários tipos de nutrientes” e, além disso, é importante que pratiquem atividades físicas, inclusive de força, para evitar a perda de massa muscular que acontece naturalmente com o passar do tempo. 

“Os alimentos que contêm fibras, proteínas, ferro, colágeno, ômegas, probióticos e vitaminas do complexo B, proporcionam um bom equilíbrio ao organismo. Além disso, propõe-se o consumo diário de feijão para melhorar a saciedade. Procurar evitar a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar e de alimentos ultraprocessados. Acrescentar o consumo diário de frutas, legumes e verduras, que contêm baixa quantidade de calorias e são excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes e alimentar-se em ambientes apropriados e com atenção ao alimento que está ingerindo”, disse Erika de Almeida.

De acordo com estudos, cuidar da alimentação é imprescindível para evitar casos mais graves do novo coronavírus. Um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) aponta, por exemplo, que um dos fatores de agravamento da doença em pessoas com idade mais avançada pode estar relacionado à má nutrição, resultante de alimentação deficiente em diversos nutrientes, incluindo proteínas, peptídeos e aminoácidos, que são componentes fundamentais para a construção de células do organismo.

“Os idosos fazem parte de um grupo de pessoas mais suscetíveis à infecção de Covid-19 porque com o passar dos anos o organismo perde alguns nutrientes e precisam de uma reposição maior desses nutrientes para retomar o equilíbrio do organismo, por isso ao serem acometidos pela doença podem sofrer mais  com os efeitos dela”, explica a engenheira de alimentos.

A qualidade nutricional na alimentação de idosos é extremamente importante em qualquer ocasião, não somente em períodos de pandemia. Para uma vida mais saudável na terceira idade, além da prática de atividade física, especialistas recomendam o acompanhamento de profissionais que podem indicar a ingestão adequada de aminoácidos e outros componentes.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário