Dia Mundial da Água: águas subterrâneas para o futuro

Confira o nosso editorial desta terça-feira (22)

[Dia Mundial da Água: águas subterrâneas para o futuro ]

FOTO: Divulgação

O Dia Mundial da Água, comemorado hoje, é sempre uma data para conscientização sobre a necessidade de atenção especial ao precioso líquido, pois se trata de um recurso indispensável à vida e ao equilíbrio dos ecossistemas. O tema escolhido para este ano reverbera isso: "Águas subterrâneas: tornando o invisível visível". 

A conscientização deve ser constante, alertando o mundo de que em um futuro cada vez mais próximo, não teremos água potável para todos, e será necessário usar água advinda do tratamento de esgoto. Se continuarem usando a água sem consciência, este bem se esgotará. É uma reserva que precisa ser conservada para momentos de maior necessidade.

No entanto, a maior parte do Brasil não tem água subterrânea de qualidade. Muitos locais possuem água salobra ou sulforosa, inviável para consumo.

Neste sentindo, o avanço nas políticas de recursos hídricos é saber explorar de forma sustentável estas águas subterrâneas. E especialistas no assunto são unânimes em apontar que o uso sem controle poderá acarretar áreas ocas, uma vez que  consumo é sempre superior à reposição natural. 

Para tanto, novas técnicas deverão surgir devido à necessidade de se levar água até 100% da população. Aliás, já se fala em dessalinização, no entanto, se trata de um processo ainda muito caro e muito distante para algumas cidades. 

Mas é algo que se deve pensar para abastecer grandes cidades brasileiras e as cidades mais próximas do mar. Desta forma, pode-se diminuir o consumo da água de rios e fornecermos esta água para as cidades com extrema seca, através de grandes dutos. Afinal, a água tem que ser um bem para todos os cidadãos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!