Dia do Artesão: ofício cultural e econômico

Confira o nosso editorial deste sábado (19)

[Dia do Artesão: ofício cultural e econômico ]

FOTO: Divulgação

Em 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo cristão que era carpinteiro e pai de Jesus, que herdou o seu ofício. 

O artesanato, além de ser uma atividade econômica diretamente relacionada com a identidade e cultura local, apresentou-se de grande importância na geração de emprego e renda.

No Brasil, o setor é muito relevante para a renda de muitas famílias. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, o artesanato movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano no país.

A história aponta que o artesanato surgiu na Pré-História, mais precisamente no período neolítico (6000 antes de Cristo). Foi nesse período que o homem aprendeu a polir a pedra, fabricar cerâmica, tecer fibras animais e vegetais etc.

O artesanato por aqui data do período pré-descobrimento - índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.

Além disso, o ofício é uma marca muito importante da cultura nordestina. Afinal, os materiais utilizados, influenciado por diversos povos (indígenas e africanos, principalmente), dão pistas do ambiente e da vida local de forma incrível.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Ministério Público Federal é acionado sobre publicidade de site adulto na camisa do Vitória]

"São as crianças que entram no acompanhadas dos jogadores no início dos eventos esportivos", provoca advogado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!