• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Dia Mundial da Coluna alerta para cuidados preventivos: ortopedista explica quando buscar ajuda médica!

Dia Mundial da Coluna alerta para cuidados preventivos: ortopedista explica quando buscar ajuda médica!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Atualizado
Dia Mundial da Coluna alerta para cuidados preventivos: ortopedista explica quando buscar ajuda médica!

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Coluna, celebrado no dia 16 de outubro, tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de problemas na coluna. As estimativas da OMS indicam que 8 em cada 10 pessoas terão algum episódio de dor nas costas ao longo da vida.

Para o especialista em coluna e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Djalma Amorim Jr., é necessário tomar alguns cuidados posturais para evitar sobrecarga nessa região do corpo e ter a capacidade de realizar atividades do cotidiano. “Uma postura incorreta pode causar diversos problemas, como dores crônicas na coluna, pescoço e ombros, além de tensões musculares, desgaste articular e até desencadear alterações estruturais relevantes”, explica.

A sobrecarga da coluna pode iniciar com sintomas leves e evoluir para sinais mais intensos, afirma o médico. “Os principais indícios são: dor nas costas, principalmente nas regiões lombar, torácica ou cervical; sensação de cansaço na musculatura das costas; dificuldade para se movimentar ao acordar; espasmos musculares ou contraturas, que podem limitar movimentos; e formigamento ou dormência nos braços ou pernas, em situações mais avançadas. Se os sintomas persistirem, é fundamental procurar um especialista para avaliação, diagnóstico e orientação”, informa.

A adoção de um estilo de vida mais saudável é essencial para prevenir a sobrecarga da coluna. “Além da prática regular de atividades físicas, realizar alongamentos diários, manter uma postura correta durante o trabalho e fortalecer a musculatura da região lombar e abdominal ajudarão a preservar a saúde da coluna”, orienta Djalma Amorim Jr..
Outro cuidado essencial é usar o celular de forma que não prejudique a postura. “Muitos acabam curvando o pescoço de tal forma que ele pode chegar a uma inclinação de até 60 graus durante o uso do celular. Portanto, quanto mais a cabeça fica inclinada e o olhar distante da tela, maior a sobrecarga. Assim, é necessário utilizar apoios para manter a tela na altura dos olhos, além de mudar de posição regularmente, alongar-se de tempos em tempos e Levantar a cada 50 minutos com um intervalo de 10 minutos”, finaliza o especialista.

Djalma Amorim Jr. atende no Centro Médico Hospital Aliança, Clínica CICV, Clínica EVAB e Hospital Português, oferecendo atendimento especializado para diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.