• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Dia Mundial da Obesidade: dormir pouco pode gerar ganho de peso, diz especialista

Dia Mundial da Obesidade: dormir pouco pode gerar ganho de peso, diz especialista

Impactos da falta de sono ocorrem em pessoas de todas as idades

Por Da Redação
Às

Dia Mundial da Obesidade: dormir pouco pode gerar ganho de peso, diz especialista

Foto: Pixabay

Em um levantamento feito por ocasião do Dia Mundial da Obesidade, celebrado nesta sexta-feira (4), o Instituto do Sono aponta que a falta de noites bem dormidas pode gerar ganho de peso, aumento da vontade de comer e diminuição da sensação de saciedade. Segundo os dados, os impactos negativos no organismo decorrentes da falta de sono ocorrem em pessoas de todas as idades.

“Tem se comprovado nos últimos anos, cada vez mais, tanto em crianças ou adolescentes quanto em adultos, que dormir pouco tem suas consequências. E uma delas é o ganho de peso”, destaca a especialista em Medicina do Sono e pesquisadora do Instituto do Sono, Érika Treptow.

“Um dos motivos [para o ganho de peso] é que a gente desregula o organismo. Algumas substâncias começam a ser produzidas de maneira que não é o normal. Por exemplo, há uma substância chamada grelina, que está associada à vontade de comer, e ela aumenta bastante [com a falta de sono]. Apenas uma noite que a gente dorme pouco já é o suficiente para aumentar essa substância”, completa a especialista.

A falta de sono também pode reduzir a produção da leptina, que é o hormônio associado à saciedade. Dados de um estudo, publicado neste ano na revista científica JAMA Internal Medicine, mostraram que o aumento de 90 minutos de sono por noite foi capaz de reduzir em 270 Kcal a ingestão calórica diária. A longo prazo, isso pode resultar em perda de peso significativa.

Para melhorar o sono, a especialista recomenda, principalmente, a regularidade dos horários de dormir. “Nosso organismo funciona conforme um ritmo e esse ritmo é ditado, principalmente, pelo nosso horário de dormir, de levantar, pelo horário das nossas refeições e pela luminosidade que a gente recebe durante o dia”, disse Treptow.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário