Pequenas doses de psicodélicos ajudam com depressão e ansiedade sem efeito alucinógeno, afirma estudo
Segundo os pesquisadores, as drogas melhoram o humor e aumentam a criatividade

Foto: Reprodução
Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins revelou que pequenas doses de um psicodélico, geralmente LSD ou psilocibina, ajudam pessoas a lidar com a depressão e a ansiedade sem efeito alucinógeno.
Segundo especialistas, em um ambiente clínico, um homem de 70 kg pode tomar 20 miligramas de psilocibina para uma experiência psicodélica. Durante a microdose, ele tomaria somente um a dois miligramas. Seguindo o padrão, ingerindo várias vezes por semana, as drogas melhoram o humor e aumentam a criatividade.
Porém, na prática, apenas cerca de um terço das pessoas que tomam microdoses medem cuidadosamente a quantidade do psicodélico. A grande maioria toma somente o necessário para começar a sentir alguns efeitos, que geralmente começam depois de uma hora e duram cerca de quatro a seis horas.
Como explicam os pesquisadores, o efeito colateral negativo mais relatado da microdosagem é tomar acidentalmente demais, que não é perigoso, mas pode gerar riscos. Eles também afirmam que doses repetidas e frequentes de um psicodélico podem, teoricamente, estressar o coração.
O levantamento sobre os benefícios de psicodélicos para a saúde mental está em fase inicial e descobriu que a psilocibina, em altas doses, pode ser tão eficaz quanto um inibidor seletivo da recaptação de serotonina no tratamento da depressão.