• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Dia Mundial do Coração destaca importância de manter estilo de vida saudável

Dia Mundial do Coração destaca importância de manter estilo de vida saudável

Mortes por doenças cardiovasculares aumentaram na pandemia

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Às

Dia Mundial do Coração destaca importância de manter estilo de vida saudável

Foto: Getty Images

Cuidar do coração é uma tarefa importante para manter saudável outras partes do corpo que dependem do órgão para funcionarem bem. Além disso, os cuidados com a saúde cardíaca, que podem ser reforçados com alimentação saudável e prática de atividade física moderada, são medidas essenciais para a prevenção de doenças cardiovasculares.  Impulsionados pelo Dia Mundial do Coração, celebrado na última quarta-feira (29), especialistas alertam para o aumento dos problemas relacionados ao coração durante a pandemia do novo coronavírus.  

A Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. O Brasil, infelizmente, pertence a essa realidade: a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBD) estima que são mais de mil mortes registradas por dia no país. 

A nutricionista Bruna Nogueira disse ao Farol da Bahia que o aumento do número de mortes por doenças cardiovasculares se relaciona com a própria Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, “uma vez que a infecção, por uma série de reações desencadeadas por este vírus, pode descompensar as doenças que estavam controladas e, ainda, aumentar o risco de desenvolvimento”.

A diminuição de exames preventivos, a piora dos hábitos alimentares e o aumento do sedentarismo também são fatores que, segundo a especialista, contribuem para o surgimento das doenças cardiovasculares. Além disso, Bruna Nogueira alerta para os altos níveis de colesterol, tabagismo e genética.  

“É importante salientar que a genética não é destino: isso porque o que irá determinar que haja ou não a expressão do gene presente no indivíduo, na maioria das vezes, é a interação do indivíduo com o ambiente e a nutrição. Assim, é importante frisar que, apesar do perfil genético ter influência, a maior parte dos fatores de risco associados ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares são modificáveis, se relacionando com o estilo de vida”, afirmou.

De acordo com a SBD, as principais doenças cardiovasculares no Brasil são: Infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença cardíaca reumática, trombose venosa e  cardiopatia congênita. Para prevenir essas enfermidades, a OMS recomenda de 150 a 300 minutos, no mínimo, de atividade aeróbica por semana para adultos saudáveis e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. Além disso, especialistas afirmam que realizar exames com frequência e ter uma boa alimentação são essenciais para prevenir as doenças cardiovasculares.

“Além do acompanhamento com uma equipe multidisciplinar e realização de exames preventivos, o estilo de vida mais saudável é o aliado número um na prevenção das doenças cardiovasculares. Ainda, não podemos esquecer da redução do estresse e de outros fatores psicossociais, que impactam de forma expressiva na saúde do coração”, disse Nogueira.

“Podemos destacar a alimentação como um pilar-chave no cuidado cardiovascular, já que é a partir dela que são obtidos os nutrientes e os compostos bioativos que atuam no equilíbrio do corpo como um todo, favorecendo a saúde do coração. Os hábitos alimentares saudáveis e equilibrados podem atuar na prevenção e no tratamento dos eventos cardiovasculares, e, também, na redução de alguns fatores de risco associados ao desencadeamento das doenças cardiovasculares e crônicas, como aumento da glicemia e dos níveis de colesterol, inflamação e estresse oxidativo”, concluiu a especialista.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.