Dia Mundial do Sono: cuidados e necessidades

Confira o editorial desta sexta-feira (18)

[Dia Mundial do Sono: cuidados e necessidades]

FOTO: Divulgação/Pixabay

É lembrado nesta sexta-feira (18) o Dia Mundial do Sono, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A data visa alertar tanto a área da saúde como a população em geral, sobre a importância do sono na qualidade de vida, na saúde, no desempenho profissional, no desempenho escolar e na sociedade.

O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 80 países do mundo e chama a atenção para a importância do sono regular diário.

O sono é quando a pessoa fica temporariamente suspensa da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária, mantendo-se em um repouso normal e periódico. Ele pode ainda ser definido como um período de descanso para o corpo e a mente.

No ser humano, o sono é formado por cinco estágios, que duram cerca de noventa minutos e se repetem em até cinco vezes durante o descanso. 

As horas de descanso são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois quando elas não são suficientes ou de baixa qualidade oferecem riscos para a saúde. O tempo ideal de sono que um adulto deve ter por noite é de em média 8 horas.

Os cuidados com o sono devem começar ainda durante o dia, alertam especialista. O ideal é acordar na mesma hora todos os dias e se expor a luz natural. Os exercícios físicos também são aliados e devem ser mantidos na rotina. Para quem está acima do peso, a recomendação é eliminar os quilos extras.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!