Dia Nacional da Saúde: entenda a história e a importância da data
Figura de destaque, sanitarista Oswaldo Cruz enfrentou três epidemias no país

Foto: Divulgação/Fiocruz
O cuidado com a saúde é uma ação inegociável e para lembrar a população desse fato o Brasil tem uma data especial: comemora-se neste sábado, dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde. Essa data nos lembra da importância de manter um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos e melhorar os hábitos alimentares.
A celebração ganha destaque especialmente neste ano, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o encerramento de uma das piores emergências de saúde que a sociedade moderna já enfrentou. A pandemia da Covid-19 deixou, somente no Brasil, um saldo de 700 mil mortos.
História do 5 de agosto
O Dia Nacional da Saúde foi instituído em 8 de novembro de 1967 pelo Ministério da Saúde, através do Decreto de Lei nº 5.352. Desde então, é comemorado anualmente como uma forma de conscientizar os brasileiros sobre a importância de manter uma vida saudável.
A escolha do dia 5 de agosto remonta ao final dos anos 60 e homenageia o médico Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido na mesma data em 1872. O renomado sanitarista teve um papel importante no enfrentamento de grandes epidemias no Brasil, como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
Formado em 1892 na então Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, uma das instituições mais antigas do país, Oswaldo Cruz estudou microbiologia e imunologia no Instituto Pasteur, em Paris, França. Ao retornar ao Brasil, enfrentou a epidemia de peste bubônica no Porto de Santos.
A pedido do governo federal, ele, juntamente com os médicos Adolpho Lutz e Vital Brazil, foi responsável por identificar a doença. Como resultado, em 1900, o país estabeleceu dois laboratórios para produzir imunobiológicos contra a peste: o Instituto Butantan, em São Paulo, e o Instituto Soroterápico Municipal, no Rio de Janeiro, que mais tarde se tornaria a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).