Diesel: venda no 1° trimestre do ano bate recorde da série histórica
Indicador de abril mostrará se aumento do consumo representa retomada ou desaceleração da economia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As vendas de diesel ao consumidor, de janeiro a março deste ano, bateu recorde da série histórica iniciada em 2000: 14,8 milhões de m3, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), isso é justificado pelo período da safra agrícola, que demanda o combustível para caminhões de transporte de mercadorias. Agora, é preciso aguardar para ver se esse resultado representa uma retomada ou desaceleração na economia, além de observar os impactos do repasse de gastos aos brasileiros.
Desde o último reajuste anunciado pela Petrobras, o óleo diesel está sendo comercializado por R$6,85, segundo a ANO, no entanto, pode ser encontrado por um valor ainda maior em alguns estados. Segundo o economista Alexandre Schwartsman, esses aumentos não devem cessar este ano.
“O preço do galão da gasolina no exterior está maior que o Brasil tem comercializado, com uma defasagem de 20%. Se os valores não caírem, em algum momento, a Petrobras vai ter que fazer novo reajuste. Com isso, é bem provável que o país chegue ao fim do ano com inflação batendo o 8,5%”, destacou à CNN.