Diretor-geral da PF é possível novo Ministro da Segurança, diz site
Presidente Lula busca substituto após atual ministro, Ricardo Lewandowski, manifestar desejo de deixar o cargo

Foto: Andressa Anholete / Agência Senado
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, é cotado para liderar o Ministério da Segurança Pública, caso órgão de fato seja reaberto, conforme anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião ministerial em dezembro.
Atualmente, a segurança pública é pautada junto ao Ministério da Justiça, formando o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lula afirmou a ministros que separaria os ministérios em dois, caso a PEC da Segurança Pública fosse aprovada no Congresso Nacional.
Segundo informações da CNN Brasil, secretários do ministério afirmam que Andrei Rodrigues é o nome discutido e aprovado, por conta de sua atuação na PF no combate ao crime organizado e por proximidade com o presidente Lula.
O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou a secretários nesta segunda (5) que deixará o cargo ainda esta semana. Ele também assinou duas portarias que já entraram em vigor, para protocolos de reconhecimento de detentos e um sistema de informações de antecedentes criminais, ferramentas pautadas na PEC da Segurança Pública.
A segurança pública deve ser a principal pauta abordada por Lula durante sua campanha de reeleição. Um ministério dedicado ao tema demonstraria esforço no tema.
Andrei Rodrigues foi chefe da segurança de Lula durante a campanha eleitoral de 2022. Ele também ocupou cargo de chefia durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Caso Rodrigues assuma o ministério, chefia da PF será assumida pelo delegado William Murad. No ministério, Manoel Almeida, secretário-executivo, deve assumir até posse do novo ministro.


